terça-feira, 27 de abril de 2010

Aeroporto recebe autorização para virar "Espaçoporto"


Novas instalações do espaçoporto em Jacksonville, EUA

O sonho de conquistar o espaço parece cada vez mais próximo no aeroporto Cecil Field, na cidade de Jacksonville, nos Estados Unidos. O aeroporto do estado da Flórida recebeu no dia 11 de janeiro uma licença do Governo Federal para ser utilizado como espaçoporto, que poderá receber vôos espaciais comerciais destinados ao turismo e pesquisas. O plano para a criação do espaçoporto já está sendo feito há quatro anos, e permite que a pista de pouso do aeroporto de Jacksonville receba vôos espaciais.

A pista tem 3.810 metros de comprimento por 61 metros de largura, sendo uma das maiores pistas de pouso e decolagem da Flórida. O local será utilizado para diversos vôos espaciais, incluindo os da nave Virgin Galactic, criada para fazer vôos para pessoas comuns ao espaço. Certo, pessoas comuns dispostas a pagar 200 mil dólares (cerca de 340 mil reais) para ver a Terra do espaço. Uma das naves está sendo construida em uma base no estado do Novo México, nos Estados Unidos. De acordo com Todd Lindner, do aeroporto de Jacksonville, a diferença entre as duas bases é que o novo espaçoporto já tem as instalações prontas.



Richard Branson (sentado)proprietário da Virgin Galactic

O aeroporto de Cecil Field será o oitavo espaçoporto dos Estados Unidos, e o primeiro a permitir que os vôos espaciais decolem e pousem horizontalmente, como aviões comuns.-Até agora as pessoas acham que lançamentos espaciais são feitos verticalmente, porque crescemos assistindo a lançamentos de foguetes deste modo, brinca Lindner.

Fonte: Reuters


É mais que provável que a fascinação do homem ao espaço é cada vez maior, projetos futurísticos estão ligados em conjunto mútuo, entre empresas privadas e agências governamentais. Mais entre nós, os espaçoportos são um convite para nossos visitantes espaciais deixarem suas naves estacionadas e fazer um city tour pelo nosso planeta ! Talvez exista uma dupla função nessa história, o que vocês tem a dizer ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisadores Intelectuais - Formadores de Teorias e Opiniões Científicas e Formais