domingo, 20 de setembro de 2009

Casuísticas na Serra da Beleza - Conservatória - RJ

Estive algumas vezes em Conservatória e o número de relatos de presença extraterrestres na região é suficientemente grande e para muitos escritores interessado no assunto tornaria - se um grande Best Seller e trago uma matéria da Revista Ufo sobre os pontos intrigantes que rodeiam a Serra e toda a região de Conservatória - RJ.

Desde maio de 1982, realizamos pesquisas na região da Serra da Beleza, no distrito de Santa Isabel do Rio Preto, interior do Estado do Rio. A serra é uma das áreas mais ricas em aparições de UFOs no Brasil, o que chegou a forçar a transferência de nosso grupo de estudos, a Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU), para a região.

Propriamente na cidade de Santa Isabel do Rio Preto, passamos cerca de sete anos estudando a fundo o fenômeno. Ao longo de 12 anos de estudos realizados na Serra da Beleza, conseguimos centenas de relatos de experiências ufológicas vividas pela população local.

São casos que vão desde simples avistamentos até casos em que as testemunhas chegaram a observar os ocupantes dos UFOs. Desde o início de nossas investigações na área, por várias vezes tivemos a oportunidade de ficarmos frente a frente com manifestações do Fenômeno UFO.

Durante quase dois anos, a partir do início das pesquisas, tentamos conseguir documentação fotográfica e cinematográfica que comprovasse nossas experiências, mas todas as vezes que tínhamos em mãos uma câmara ou uma filmadora, os UFOs ou não apareciam ou então se mostravam tão longe e rápidos que tornava-se impossível conseguir qualquer tipo de documento fotográfico. Estes acontecimentos levaram a AFEU a deixar por vários anos as tentativas de registro documentário do Fenômeno UFO.

As primeiras fotografias de UFOs que deram bom resultado foram conseguidas em agosto de 1988, no final de uma das maiores ondas de avistamentos ufológicos já ocorridas na região. Muitas outras experiências com naves extraterrestres e outras fotografias foram obtidas nos anos que se sucederam, além do aprofundamento de nossa pesquisa. Neste artigo, apresentaremos algumas das últimas experiências de contato com o Fenômeno UFO, mantidas pela população local da Serra da Beleza.

Um dos casos mais surpreendentes ocorridos nos últimos anos, na região, aconteceu em julho de 1991, na estrada que liga a cidade de Conservatória à Santa Isabel do Rio Preto, próxima a localidade de Pedro Carlos. A testemunha deste caso, residente na localidade citada, goza da mais alta credibilidade junto à população local. O fato aconteceu ao entardecer de uma segunda-feira, quando saía de Pedro Carlos em direção à Serra da Beleza, dirigindo seu carro, uma Brasília.

Testemunha Assustada

A testemunha ainda não tinha percorrido mais de um km quando foi surpreendida pela presença de um objeto extremamente luminoso e em forma de disco, que acabou por praticamente pousar logo à sua frente. O UFO se mantinha a poucos centímetros de altura da estrada, bloqueando sua passagem. A testemunha pôde notar que a terra da estrada, que não era pavimentada, estava sendo expelida para longe do UFO, por uma força repulsiva que era emanada da parte inferior do objeto.

Após sua partida, a testemunha pôde ainda ver uma marca no solo, gerada por este tipo de efeito. A experiência provocou um forte impacto emocional em seu protagonista, mobilizando ainda o interesse principalmente das comunidades de Pedro Carlos e Conservatória. Muitos de seus membros estiveram no local do fato observando a marca deixada pelo objeto. Casos como esse foram comuns em 1991, embora este ano não tenha sido produtivo em termos de experiências pessoais ou de nossa equipe (especialmente se comparado a alguns dos anos anteriores).

Em 1991 conseguimos apenas três fotografias de UFOs, todas de um mesmo objeto: uma sonda vista sobrevoando a parte central da Serra da Beleza. As fotos foram obtidas na noite de 17 de março, durante uma vigília que realizamos no chamado Morro dos Lobos, um dos pontos que mais usamos em nossas pesquisas na região, a cerca de quatro km da parte urbana de Santa Isabel. Passamos a fazer vigílias noturnas neste local motivados pelos depoimentos da Sra. Terezinha Marlene de Oliveira, proprietária de um sítio na área.

No ano anterior, em 1990, a partir do mesmo ponto de observação, tivemos uma de nossas experiências mais próximas com o Fenômeno UFO. Numa noite do mês de outubro, tivemos a oportunidade de observar a trajetória de uma pequena esfera luminosa, notada inicialmente a cerca de um quilômetro de distância de onde estávamos.

O UFO apresentava um movimento sinuoso feito à baixa velocidade, mantendo-se aproximadamente a cerca de um ou dois metros do solo. O objeto acabou por dirigir-se ao próprio Morro dos Lobos, onde desapareceu misteriosamente, como se tivesse penetrado no mesmo, a cerca de 100 m de onde estávamos UFOs operam silenciosamente na Serra da Beleza

Uma das mais impressionantes fotos dos UFOs que freqüentam a Serra, obtida em 31 de julho de 1993. Uma bola de intensa luminosidade amarelada em operação silenciosa e soturna. Posteriormente, estudamos detalhadamente o ponto onde o UFO desapareceu, com o objetivo de verificarmos a existência de alguma abertura na rocha, mas absolutamente nada encontrando.

Isso tornou ainda mais misterioso o acontecimento, enriquecendo nosso desejo de melhor registrar a vasta e desconcertante fenomenologia ufológica do local. Ocorrências deste tipo, aliás, são muito comuns na região: objetos luminosos são vistos freqüentemente entrando e saindo de montanhas, sem que nelas exista qualquer tipo de abertura, cavernas, grutas etc.

Infelizmente, não conseguimos documentar fotograficamente este avistamento, pois quando o UFO se aproximou, a máquina, que como sempre estava no tripé, para permitir fotos de longa exposição, não tinha mais ângulo, devido a curvatura da própria montanha.

Mesmo assim, não desistimos e continuamos tentando, até obtermos excelentes resultados. Neste mesmo ano, no mês de junho, já tínhamos conseguido fotografar praticamente o mesmo fenômeno, mas a uma distância bem maior, a partir do ponto conhecido com Pe­dreira, onde foram obtidas nossas primeiras fotografias na serra.

Desaparecimentos

Nessa ocasião, conseguimos do­cumentar fotograficamente a trajetória de uma sonda que aparentemente pe­netrou no limite norte da Serra da Beleza, desaparecendo também mis­teriosamente. Já em 1992, fizemos poucas vigílias noturnas, situação que acabou por resultar num único avis­tamento, numa noite de agosto.

Está­vamos ainda subindo a pequena es­tradinha que dá acesso à Pedreira, juntamente com a Srta. Maria Teresa de Oliveira Corrêa, quando, olhando em direção ao local conhecido como Baixadão (uma região situada à esquerda do limite norte da Serra da Beleza), notamos um UFO esférico emitindo luz vermelha pairando imóvel. O objeto estava a poucos metros acima das árvores de um morro, a cerca de 800 m de distância.

Não tivemos tempo de fazer nada, apesar de estarmos munidos de uma câmera fotográfica, pois o UFO desmaterializou-se em três ou quatro segundos. Em 1993 os UFOs voltaram a se apresentar com freqüência na região, dando margem a muitos depoimentos por parte da população local. Neste mesmo ano, conseguimos um grande número de fotografias do fenômeno.

As primeiras destas foram obtidas a partir do alto da Serra da Beleza, durante o Carnaval, quando passamos vários dias acampados. As fotos foram tomadas nas noites dos dias 22 e 24 de fevereiro, entre 18h30 e 22h30. Nestas duas noites, tivemos a chance de observar em vários momentos o surgimento de luzes pulsantes a cerca de cinco a seis km a sudoeste de nossa posição. Os objetos ficavam visíveis, na maioria das vezes, por 10 a 30 segundos, para desaparecerem em seguida e ressurgirem minutos depois. Todas as fotos foram batidas com uma câmera fixada no tripé, com exposições que variavam entre 10 e 60 segundos.

Mediante este processo fotográfico, utilizado desde nossas primeiras fotos, em 1988, conseguimos documentar, além dos UFOs, uma série de pontos de referência, como estrelas, montanhas etc. Durante a Semana Santa do mesmo ano, voltamos a acampar no mesmo ponto de pesquisa, juntamente com outros membros do meu grupo. Neste período, entretanto, nada relevante foi observado ou fotografado.

Noite Estrelada

Já no mês de junho de 1993, em uma noite de céu estrelado, mais uma vez a partir do mesmo ponto de observação, visualizamos mais uma bola luminosa. Dessa vez nosso grupo era mais numeroso, formado por vários membros das AFEU, entre eles Denilson de Andrade Lima, Heitor Bolivar D'Arrigo e Renato Eduardo Carvalho Travassos. As observações foram de fenômenos bem semelhantes aos testemunhados durante o Carnaval. Nesta ocasião, no entanto, conseguimos obter mais cinco fotos do UFO.

Já na noite do dia 19 de junho do mesmo ano, um morador da região foi testemunha de outro fenômeno ufológico. O senhor Divino Lima foi chamado por um freguês de seu estabelecimento comercial para observar “uma estranha luz no céu”, segundo nos relatou. O fato aconteceu por volta das 20:30 h. O UFO apresentava uma luz alaranjada com brilho semelhante, em intensidade, ao da estrela Sírius, a mais luminosa do céu.

O objeto tinha um movimento ligeiramente sinuoso e voou em direção sul. O fato aconteceu bem no centro da parte urbana de Santa Isabel e a trajetória do objeto o levou a se ocultar atrás de um morro da região.

Outra observação que podemos destacar, entre as últimas verificadas em Santa Isabel do Rio Preto, foi a ocorrência da noite do dia 26 de junho de 1993. Nessa ocasião, várias pessoas tiveram a oportunidade de observar uma pequena esfera luminosa que apresentava coloração alaranjada, nas proximidades da torre da Telerj, a companhia telefônica do Rio de Janeiro. Entre as testemunhas do fato estava o senhor Rogério Monteiro Estefânio, que observou o fenômeno a partir de seu bar, situado à rua Benedito Leite Pinto.

O UFO tinha luz alaranjada com brilho semelhante ao da estrela Sírius, a mais luminosa do céu. Tinha um movimento ligeiramente sinuoso e voou em direção sul. O fato aconteceu no centro da parte urbana de Santa Isabel e a trajetória do objeto o levou a se ocultar atrás de um morro

Já o senhor João Batista de Araújo Lopes, responsável pela agência local dos Correios, começou a observar o UFO a partir de sua residência, por volta das 18h30. Como o objeto permanecia imóvel junto à torre, pegou seu carro e foi em direção da mesma, com o objetivo de observar mais de perto o fenômeno. Teve inclusive a chance de visualizar o UFO através de sua luneta. Segundo esta testemunha, por volta das 18h50, antes de desaparecer definitivamente, o objeto chegou a apagar sua luz duas vezes, como que piscando.

Este caso foi também testemunhado por Denilson de Andrade Lima, que desde 1992 integra o grupo de pesquisadores da AFEU. Denilson passava pela rua Deputado Ismar Tavares, situada no centro da localidade, quando teve a atenção chamada pelo UFO. Este pesquisador, residente em Santa Isabel, foi responsável pela coleta dos vários depoimentos deste caso.

Denilson pôde observar o UFO por cerca de 15 minutos, acompanhando também seu desaparecimento no mesmo ponto onde era observado. Segundo esta testemunha, o objeto iluminava levemente a torre da Telerj com sua luz. Nesta noite, infelizmente, perdemos uma de nossas melhores oportunidades de fotografar um UFO a curta distância, pois durante o próprio transcurso do avistamento estávamos a não mais de 200 m da torre. Mas estávamos no hotel que ocupamos em nossa estada na cidade, verificando os preparativos finais para mais uma noite de vigília, que começaria horas depois do fato.

Já na noite do dia 31 de julho, por volta das 21h45, subíamos novamente a estradinha que dá acesso à Pedreira, mais uma vez em companhia de Maria Teresa, quando notamos um ponto de luz alaranjado próximo ao limite sul da Serra da Beleza. A misteriosa fonte de luz estava num local de difícil acesso, desaparecendo e reaparecendo em intervalos irregulares.

Montamos rapidamente a câmera no tripé e tiramos as primeiras fotografias do fenômeno. O fenômeno se extinguiu por volta das 22h30. No total, obtivemos oito fotografias do objeto, através das quais foi possível confirmar uma alteração na coloração da fonte luminosa, como também uma ligeira modificação em sua posição.

Este fenômeno foi observado também através de um binóculo de grande potência. Chegamos a aventar a possibilidade de se tratar de fogo na mata, apesar de não termos visto nada, através do binóculo, que indicasse isto. Na manhã o dia seguinte, voltamos ao ponto de observação e vasculhamos com o binóculo a mesma região, não encontrando nenhum sinal de fumaça ou fogo.

Apesar das evidências, suficientes para qualificar este caso como mais um de manifestação do Fenômeno UFO, preferimos deixá-lo em aberto. Mantendo a tradição do local, o ano de 1994 começou com bastante atividade ufológica. Na noite do dia 12 de janeiro, os passageiros de um ônibus que passava pela Serra da Beleza rumo a Santa Isabel, por volta das 20h15, puderam observar durante vários minutos a presença de um UFO de formato esférico. Na noite seguinte, no mesmo horário, o mesmo objeto (ou outro de conformação muito similar) chegou a acompanhar novamente o mesmo ônibus, permitindo uma observação mais detalhada do objeto e causando forte impressão nos seus passageiros.

Novos Registros

Menos de dois meses depois, na noite do dia 31 de março passado, apesar de ser com pouca visibilidade, conseguimos obter mais duas fotografias documentando a manifestação do Fenômeno UFO na região. Estas fotos foram batidas a partir do ponto conhecido como Acampamento, situado no alto da Serra da Beleza. Tratava-se mais uma vez de uma luz pulsante que evoluía à baixa altitude, a cerca de 5 a 6 km de distância de onde estávamos. Nestas duas fotos, podemos observar o UFO pairando logo acima de uma camada de nevoeiro.

Investigação de campo na Serra da Beleza

O trabalho de investigação ufológica na Serra da Beleza não é fácil. Acima, Petit (direita) confere a observação de João Batista de Araújo Lopes. Depois de realizarmos mais de 500 vigílias noturnas na Serra da Beleza e de estudarmos de maneira detalhada os fenômenos luminosos observados na região, já temos algumas conclusões para apresentar sobre a intensa manifestação ufológica da região. Inicialmente, podemos afirmar, hoje, de maneira definitiva, não só a partir das experiências mantidas pela população local, mas também a partir de nossos próprios avistamentos, que estamos diante de dois fenômenos distintos.

O primeiro grupos destes fenômenos está claramente associado à causas naturais, relacionadas à estrutura geológica da região. Tratam-se de luzes emitidas por efeitos elétricos, distúrbios magnéticos e outros. Já o segundo se encontra perfeitamente dentro do que conhecemos por Fenômeno UFO, apresentando o mesmo padrão de comportamento e características indiscutíveis. Quanto a esse grupo, objeto de nosso interesse, podemos também separar as manifestações ufológicas presentes na região em dois grupos.

Um deles está associado a UFOs de significativo grande porte, claramente tripulados e que se manifestam de maneira aleatória ao longo do ano, sem um período exato de maior ou menor incidência. Já o outro grupo está relacionado à presença de pequenos objetos, geralmente de forma esférica, que não ultrapassam 30 cm de diâmetro. Estes objetos são as chamadas sondas ufológicas, que são avistadas anualmente com regularidade, principalmente nos meses de maio, junho, julho e agosto.

Estes objetos seriam controlados à distância ou teriam algum tipo de programação automática, permitindo inclusive, possivelmente, a tomada de decisões conforme as situações vão surgindo. Podem, de acordo com sua programação ou mediante decisões tomadas em cada caso, alterar até mesmo seu padrão de atuação. Há muitas provas disso, de que as sondas, embora não tripuladas, obedecem à lógica. Durante uma vigília em uma noite do mês de junho de 1988, em meio a uma grande onda de aparições de sondas, várias delas diminuíram seu brilho após fazermos sinalizações com lanternas, demonstrando uma espécie de resposta às nossas ações.

Estes 12 anos de pesquisa permitiram também que chegássemos à uma conclusão quanto ao motivo pelo qual os UFOs tanto se manifestam na região. O distrito de Santa Isabel do Rio Preto é uma das áreas mais ricas do planeta em areia monazítica. Justamente nas regiões onde este tipo de areia radioativa aparece na superfície, em grandes quantidades, os UFOs têm sido observados com muita freqüência, e algumas vezes chegaram mesmo a pousar.

Mas, como não foram encontrados sinais de retirada direta da areia, acreditamos que a civilização responsável por estes UFOs que atuam na região, estaria se valendo de algum tipo de desenvolvimento tecnológico que permite o aproveitamento energético da própria imantação da areia, ou outra peculiaridade que tenha e que desconhecemos.


Autor: Marco A. Petit

Inclusive tomei a liberdade em expor uma filmagem com resolução baixa, porem como parte de muitas provas incontestáveis, realizada em 2008 na Serra da Beleza onde uma testemunha afirma toda a movimentação Ufológica que ocorre naquela bela região.



Méritos Ricardo Mayala(Vídeo)

5 comentários:

  1. ha muito tempo procurava por alguem que soubesse oque acontece em santa isabel
    moro la apenas ha 1 ano meu pai tem uma pousada proximo ao trevo que vai para minas (santa rita de jacutinga) cheguei la na primavera do ano passado moro sozinho na pousada e avistei algo impressionante.
    para mim a partir deste dia descobri que existe algo sobrenatural nesta regiao e que se confirma todas as estorias que ouvia dos moradores da cidade.
    eram + ou - 18:15 e estava terminando um jardim e parei para adimirar o lindo entardecer e a aparicao das 1 estrelas no ceu
    avistei 2 luzes branca/prata exatamente a cor de uma estrela mas com uma intencidade da estrela que mais brilha no ceu.
    bem estas luzes vinham lentamente como 2 bolhas de sabao que voavam lentamente na horizontal da esquerda para a direita, achei estranho como respeitavam um espaco entre elas
    como se estivesse ligadas uma a outra.
    as luzes pararam de andar por uns 4 segundos e depois continuaram na mesma velocidade e direcao, segui as luzes por todo mo sitio ate a estrada e perdi de vista, pois sumiram atras do morro.
    bem fiquei feliz e com medo ao mesmo tempo e achei que nunca mais viria isso.
    bem a 15 dias atras cheguei no sitio as 19:00 e novamente observei o lindo ceu estrelado que sante isabel nos proporciona.
    vi a mesma luz na mesma tragetoria, so que dessa vez estava mais perto ou a luz mais forte
    e era so uma.
    se moveu como um beija flor em parabolas rapidas e lentas depois a luz branca foi fivcando fraca ate que aquilo virou uma esfera azul metalico e depois em segundos vermelho e depois foi ficando transparente ate sumir.
    assim como uma lampada de vapor de mercurio quando e desligada. mais uma vez estava sozinho e sequer pensei em registrar pois a visao tao magnifica dessas me impossibilitou de sair de onde estava.
    gostaria de deixar meu contato para vcs que talvez possam me explicar melhor doque se trata e minha casa esta de portas abertas para qualquer estudo dessa natureza.
    me chamo rodrigo chagas, sou so filho do sr clodoveu, muito popular na cidade, quando passarem por santa isabel nao exitem em me procurar e facil, todos sabem onde e o sitio do clodoveu. desculpe por qualquer falha na escrita grato rodrigo chagas dj_cybersnake@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morei ai um bom tempo , e nesse tempo avistei 2 coisas que eu não sei o que foi até hoje. É uma cidade que me deixa muito intrigado.

      Excluir
  2. Legal o seu relato ainda quero ter o prazer de ver um ovni um dia.

    ResponderExcluir
  3. vejam esta filmagem eu fiz no msm dia que fiz esta que o Marcos postou aí.....https://youtu.be/u-0W7bbMIJM Ricardo ayalla.contato ricardomayala@yahoo.com.br FACE

    ResponderExcluir
  4. é só procurar no YOUTUBE ovni sobrevoa serra da beleza

    ResponderExcluir

Pesquisadores Intelectuais - Formadores de Teorias e Opiniões Científicas e Formais